terça-feira, 6 de janeiro de 2009

POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES DO BRASIL

No mês de setembro de 2008, tivemos o privilégio de juntos com a Banda VPC, ministrar em duas igrejas muito especiais. Elas tem algo em comum, nasceram anos atrás no Brasil em função da imigração de seus povos . A Igreja Cristã Chinesa Cabo Verde é uma delas, fundada há 45 anos com a chegada dos primeiros imigrantes.( É nessa igreja que a Lucitânia tem colaborado todas as manhãs de domingo , na implantação de pequenos grupos e realizando estudos bíblicos na classe de profissionais) Os cultos são celebrados na língua chinesa (mandarim), com o cuidado de haver um interprete, mas há também cultos em Português.

Lucitânia, Samuel Chen e Uassyr

Os chineses cristãos, são pessoas muito especiais, a história vivida , a disciplina o respeito pelas gerações nos ensinam muito.
Com o passar do tempo a segunda e terceira gerações nascida e crescida no Brasil falam bem a língua Portuguesa e ocupam lugar na liderança da igreja. Existe uma grande preocupação em se atualizar, para fazer diferença como igreja e como profissionais dentro da sociedade . São unidos e ajudam na evangelização de outros chineses que aqui chegam .
Vencedores Por Cristo realizou o seminário VPC In´art para 70 pessoas e uma noite com muita música, testemunhos e até dança hip hop, apresentando o amor de Deus, foi a ¨ noite do amigo ¨.
A outra oportunidade foi em um Encontro de Adoração em Blumenau SC, antes das chuvas que destruiram boa parte da cidade. Esse encontro que acontece todos os anos é chamado ¨Banda e Louvor¨. Os participantes, em sua maioria, são de origem Alemã e residem em diversas regiões de Santa Catarina. Fazem parte da missão MEUC que nasceu no inicio do século, fruto do trabalho de missionários vindo da Alemanha para pastorearem e motivarem os imigrantes que aqui chegavam. A MEUC exerce a função de evangelizar, formar liderança através de um seminário próprio e adorar a Deus em comunidade.



MEUC Blumenau SC

Atuam junto a colônia alemã dentro do Brasil, preservam sua cultura sua língua e costumes, mas a MEUC também se integra ao cotidiano brasileiro, mantendo a convivência na sociedade em que estão inseridos.
Durante um final de semana, estivemos com esses irmãos, estudando sobre o tema ¨Vivo para adorar te¨ realizamos oficinas de instrumentos musicais e treinamento bíblico.
O Brasil é um país abençoado por reunir tantas culturas, línguas e nações..

Nenhum comentário: